segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A Vulnerabilidade do modo como vivemos


Fala pessoal, segue mais um super post que acaba de sair do forno para vocês!
Vou apontar de forma bem básica a maneira como nossas cidades na maioria das vezes poderiam ter todo o seu sistema de funcionamento afetado e até mesmo totalmente interrompido.

Problemas no fornecimento de Energia

Não é impossível que grandes racionamentos e até mesmo apagões aconteçam. De 2001 a 2002 vivemos a crise do apagão. A crise se estabeleceu devido a falta de chuvas que deixaram as represas vazias, o que impede uma hidrelétrica de gerar energia, pois, é necessária uma grande queda d'água para ativar as turbinas. Resumo da ópera: A crise aconteceu.

Sabemos que nossa população só aumenta e consome cada vez mais energia, porém, este não é a única possibilidade de queda nos serviços prestados. Ventanias e furacões podem prejudicar todo o fornecimento de uma cidade ou região. Queda de postes, rompimento de fios e por aí vai. Reparos podem durar horas, dias, semanas, meses, anos; tudo depende do contexto social em que vive determinado local (guerras, catástrofes, etc)...

Problemas Populacionais

Segundo o último relatório da ONU, a projeção da população mundial chegará a 7 Bilhões de pessoas em 31 de outubro (2013). Segundo dados da ONU na íntegra pelo site TERRA, a população chegará a 9,3 Bilhões de pessoas até 2050... Agora pergunte a si mesmo... Nosso planeta comporta 9,3 Bilhões de pessoas que em sua maioria possuem um elevado grau de consumo e degradação para com os recursos naturais? 2100 mais de 10 Bilhões de pessoas... A terra aguenta? A sociedade tem infra-estrutura para garantir alimento, água potável e vida digna para todas essas pessoas? Ora, em 1800 tínhamos 1 Bilhão de pessoas e a resposta é NÃO. Hoje, mesmo com tanta tecnologia a resposta continua sendo NÃO, talvez, por falta de interesse de alguns, sinceramente, eu não sei, mas, o rítmo das coisas não é tão bom para os mais injustiçados socialmente.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/onu-divulga-projecao-sobre-populacao-mundial-veja-numeros,ce08df4cd85ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Caos...

O caos é um fenômeno que pode se instalar de diversas formas, começando por coisas simples como um racionamento de energia elétrica. No primeiro dia as pessoas ficariam assustadas, mas, com o raiar do dia tudo pareceria normal. Algumas empresas deixariam de funcionar, a maioria na verdade, devida escassez... As pessoas ficariam em casa, evitariam sair a noite, enquanto bandidos tomariam conta das ruas nesse horário e sair após o sol se por tornaria-se perigoso. Os preços de alguns alimentos poderiam subir, baixar, depende muito do contexto. Se supermercados deixassem de funcionar, seriam saqueados, alguns comerciantes não teriam condições de continuar e fechariam o negócio de vez. Se a violência aumentasse incessantemente, guardas privados e até mesmo públicos poderiam deixar de trabalhar, podendo também as forças da lei os acompanhar (Pouco provável). 

Isso foi apenas uma simulação sem compromisso, não muito fundamentada é claro, um exemplo banal, porém, bem indicativo de apenas uma situação. Outras poderão ser abordadas futuramente, tais como guerras, guerras civis, racionamento de alimentos, entre outras coisas.

Agora, pense em você no meio de tudo isso. Sem equipamentos, sem condições médicas e até mesmo psicológicas, pego despreparado... É tudo o que você não precisa em um momento de crise. E quando falamos de sobrevivência não estamos dizendo que vai cair meteoros, o mundo vai ser tomado por alienígenas e etc, bem, isso é loucura - exceto, meteoros, que são possíveis, hahaha... Esteja sempre preparado para o maior tipo de situações possíveis.




0 comentários:

Postar um comentário