segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Hora Zero: Quem você salvaria?




Se eventos que mudassem o rumo da sua vida, sua comunidade, cidade, região, país ou até mesmo do mundo acontecessem de repente... Onde você iria, o que você faria, e se possível, quem você salvaria?


Quais são as pessoas que passam pela sua mente?

Este é um momento para você parar e refletir. Onde estas pessoas que você gostaria de ver vivas e saudáveis estão neste exato momento? Sim, pense nessas pessoas agora enquanto você lê. Onde estão? O que estão fazendo? Elas estão realmente bem? Qual foi a última vez que você as viu? E, como foi? 

Este é um post onde há reflexão. Nossos modelos de vida e de mundo são mais frágeis do que nós imaginamos e as pessoas com as quais nos preocupamos estão mais vulneráveis e desprotegidas do que podemos acreditar. Somente com este tipo de abordagem podemos perceber o quando nossos planos e sistemas de vida são pífios.

Sobrevivência como o próprio nome diz não é apenas viver na natureza, é literalmente manter-se vivo seja qual for o ambiente e situação. Há milhares e talvez milhões de pessoas que morrem todos os dias de "N" maneiras, sejam acidentes de transito, doenças entre tantas outras coisas ruins e eu te digo uma coisa: TUDO ISSO É SOBREVIVÊNCIA.

Independente de vivê-la em sociedade ou não. Esse nosso modelo de seleção moderno será abordado em outro post, mas; resumidamente pode ser chamado de seleção "natural" moderna, num paradigma onde aprendemos, aplicamos e buscamos sucesso sendo que tais coisas são meios de garantir nossos territórios (propriedade privada) e segurança para toda nossa prole e círculo fraternal - O que nada mais é do que: SOBREVIVÊNCIA


Trata-se de um modelo tão selvagem quanto para os outros animais, com uma ressalva: Nos tornamos dependentes da tecnológica. Num mundo onde tudo é facilitado temos tantas coisas prontas que não sabemos o que fazer quando nós mesmos precisamos por a mão na massa.

De volta ao foco, se por um acaso esse sistema todo deixasse de funcionar, o que você acredita que aconteceria com as pessoas com quem você se importa? Na maioria dos filmes sempre há algo ou alguém que salvará as pessoas, todavia, no mundo real há momentos em que isso não acontece e as pessoas dependem dos instintos e técnicas mais primitivas do ser humano.

Num cenário de catástrofes naturais ou caos urbano; onde você mora a vários km de distância de alguém e toda a rede de abastecimento e energia deixa de funcionar, juntamente com os meios de comunicação, o que você faria? Para onde iria? Quem estaria ao seu lado, e, se você sabe como conseguir água, abrigo, alimento e proteção, ótimo! Entretanto, seu pai, sua mãe, seu cão, sua vizinha, sua esposa, seus filhos, seu melhor amigo e o resto das pessoas provavelmente não sabem. Consegue entender?



O Caos Urbano pode ser desastroso e promover a quebra de contato com pessoas pelas quais temos vínculos.



   

Seu conjugue, seus filhos, como eles lidariam com a situação? 

São coisas a se pensar. Não devemos viver com medo, e eu te garanto que nunca devemos ficar premeditando coisas ruins. Só que, o mundo não é feito apenas de coisas boas. Então fica a pergunta; Em um cenário caótico onde o ato de sair a rua se tornasse perigoso e a vida na cidade insustentável, pessoas que você se importa estivessem longe ou mesmo perto de você, o que você faria, logo após garantir a sua própria sobrevivência é claro. Quem você salvaria, ou melhor, quem você tentaria salvar?

Se teríamos chances ou não é uma incógnita. O que quero deixar claro  é que ensinemos entes próximos tudo o que sabemos. Divida seu conhecimento com quem realmente importa para você, seja com sua família, amigos e afins. O mundo é grande, imprevisível e você nem sempre poderá estar por perto.

Por R. Featherstrong.

0 comentários:

Postar um comentário