quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Porque cidade grande e sobrevivencialismo não combinam






Serão elencados apenas alguns fatores dentre tantos que você mesmo pode pensar a respeito:

Ser sobrevivencialista em cidade grande, por mais equipado que você esteja, é sempre estar apenas meio preparado


     Mas quando a "Shit" vier ela não quer saber se você está meio preparado. Ela não vai te perguntar se você está bem hoje, se o seu trabalho fica perto ou longe da sua casa, se você teve tempo para cuidar do seu corpo e vai conseguir andar por grandes distâncias, se o seu carro tem gasolina o suficiente; se você tem um refúgio perto ou longe; etc. Desculpar-se não vai bastar.Pode bater o pé, arredar, reclamar, proferir desculpas, não adianta. Você sempre estará muito dependente de todo um sistema, que se falhar, trará consigo sempre incertezas muito grandes para sua segurança e daqueles que lhe são importantes. 
    


Você é totalmente dependente dos recursos da rede - Água - Energia -Saneamento.


     Os custos de vida em cidades grandes seguem essa lógica em muitos produtos e alimentos devido a fatores econômicos. O salário é maior, mas, existem tantas outras coisas em que você pagará mais caro que pode ser mais vantajoso ganhar metade no interior do que o dobro na metrópole. E não há rodeios quanto ao fato de você depender unica e exclusivamente das redes de fornecimento de energia e gás, por exemplo. De saneamento básico e distribuição de água. Agua então, não tem nem o que dizer... Totalmente dependente, ainda que use sistemas de coleta de água da chuva, ou mesmo painéis solares... De que adianta ter uma "mansão autossustentável" no meio de uma selva de pedra onde todos os olhos cairão sobre você durante um estado de necessidade? Ser um alvo?! Vale à pena? É algo que você tem de responder a si mesmo.


Você está muito vulnerável, o tempo todo, e ainda mais durante crises.




     Não é preciso sequer explicar o fato de que os riscos de acidentes/roubos/assassinatos/abusos e injustiças são muito maiores. Sem contar que numa cidade grande quando você precisar usar suas habilidades e preparações, se percebido pelas pessoas ao redor, em poucas horas poderá estar sitiado por uma grande multidão. E para onde ir? Como? Com que meios? É complicado...


Imensa dificuldade de locomoção em situações de emergência.




     Quando ocorre alguma situação de emergência que necessita de locomoção para um abrigo, você pode estar no meio de um transito caótico, ou mesmo absurdamente contra o sentido que deveria tomar por motivos de trabalho, lazer, compras, seja lá o que for. A cada passo dado pode-se estar distanciando de sua sobrevivência sem que o saiba. É aquela velha história de "estar no lugar errado na hora errada", e isso é fácil de ocorrer em grandes centros urbanos.


Há a possibilidade de haver uma dispersão entre você e seus familiares durante um momento de emergência.


Este é um dos fatores mais complicados durante crises.

    Seu filho estuda há pelo menos 5 km de onde você mora e a pelo menos 10 de onde você trabalha. Já sua esposa trabalha a mais uns 10 e sua filha foi no shopping à tarde, numa zona oposta da cidade que por sinal é muito movimentado/transitado. Consegue imaginar como pode ser triste não poder estar com seus familiares quando for necessário?  
      E eu não estou falando de meteoros ou de apocalipses zumbis. Apenas imagine que você está do outro lado da cidade quando sua esposa/esposo, pai, mãe, filho, qualquer que seja o ente querido é assaltado ou sequestrado. É vítima de um acidente por causa de um transito caótico. É abusado/estuprado por algum marginal. O pior de tudo: São coisas comuns que acontecem todos os dias. Podem acontecer em qualquer lugar, independente da população, com qualquer pessoa próxima a ti. Pode acontecer com você. Quão maior a cidade, maiores as possibilidades disso ocorrer. Numa emergência então, tudo é potencializado.



Se por alguma razão você não pode se mudar para locais mais tranquilos ou não pretende, leia o post Como evitar situações de risco em ambientes urbanos (é só clicar no link).No próximo post darei algumas alternativas para quem vive em grandes cidades. Abraços e até a próxima!

Um comentário:

  1. Saudações!

    Inspirado no excelente trabalho que desenvolve, e também preocupado com diversas questões socioambientais que se potencializa a cada ano, trabalhei na criação da Rede de Sobrevivencialistas Brasileiros, com o objetivo básico de unir os diversos sobrevivencialistas/preparadores e facilitar a relação e o compartilhamento de informações entre os mesmos.

    O lançamento será amanhã e gostaria muito da sua opinião e sugestão, assim como, se for de seu interesse podemos discutir possíveis parcerias...

    O acesso a rede é pelo link: http://sobrevivencialismo.org/

    Parabéns pelo ótimo trabalho e até breve!

    Virgílio D.
    contato@sobrevivencialismo.org
    http://sobrevivencialismo.org/

    ResponderExcluir