terça-feira, 25 de junho de 2013

As 4 necessidades Básicas de Sobrevivência Parte I: Abrigo



Boa tarde Leitores e Leitoras do "Blog-Site" da Equipe Seals. No primeiro post vamos propor algo essencial. É o primeiro princípio de sobrevivência da Equipe Seals e é claro que você meu amigo(a) Seal aprenderá estes princípios de uma forma interativa ao longo de toda essa série, sendo que essas necessidades serão mostradas em ordem de importância e a primeira delas é a necessidade de Abrigo.

Como assim abrigo? Sim, o abrigo é a nossa primeira necessidade básica de sobrevivência. Engraçado não é mesmo? Quando perguntadas as pessoas dizem "água!" ou "comida!", mas, não... Por mais incrível que pareça o abrigo se trata do que mais precisamos. Ao longo da história nós construímos grandes abrigos que chamamos hoje de casa e ao conjunto deles demos o nome de cidades, e por aí vai. Nossos primeiros ancestrais moravam em cavernas porque necessitavam se proteger do frio, da chuva, de animais e até mesmo de outros seres humanos, porém; ainda não possuíam a habilidade de construir edificações. O abrigo é um marco na história humana mesmo enquanto morávamos em cavernas e até o ponto em que começamos a desenvolver ambientes mais confortáveis para se viver.  Por estas e outras razões ele tem uma propriedade fundamental que é a segurança... Na maioria dos dicionários o significado atribuído ao abrigo é "Lugar seguro, ambiente que proporciona proteção, segurança"..



Imagine que começa a chover e você está na rua, a chuva está bem forte e você não tem meios para chegar até a sua casa antes de se molhar por inteiro. Caso você não esteja com um guarda-chuvas ou o clima esteja muito ruim, qual é a sua primeira atitude? Normalmente nós procuraríamos uma cobertura, o que nada mais é do que um abrigo temporário! 

Um abrigo pode ser qualquer coisa, como por exemplo:- Um buraco no meio da terra com uma cobertura, uma escavação em plena neve, com uma vedação, ou, até mesmo um Iglu. Uma lona pode ser transformada em um abrigo, materiais da própria natureza podem ser um abrigo, uma caverna propriamente dita também ou até mesmo um Bunker... São infinitas as possibilidades de se ter um abrigo! A primeira coisa que buscamos é a proteção contra o clima... O frio, as chuvas, tempestades, ventanias, e até mesmo a escuridão da noite são situações complicadas de se enfrentar por uma pessoa comum atualmente. O que deve ficar claro sobre este tema é que a situação dita o tipo de abrigo que você irá precisar!

Algo que deve ser compreendido é o fato de situações de emergência exigirem abordagens diferentes. Por exemplo, se você está a um bom tempo sem água e não tem mais condições para procurar ou construir um abrigo devida tamanha a sede, você deve abandonar a ideia de construir um abrigo para obter água. O mesmo vale para caso de extrema possibilidade de passar fome. Cada emergência é uma emergência diferente e exige atitudes diferentes, tenha consigo isso sempre!

Para sugestões, críticas e opiniões envie um comentário! O Feedback nos incentiva a postar cada vez mais material para você! Um abraço à todos.

 Abraço à todos!.

(Obs.: O corte de vegetação sem a devida licença do órgão gestor é considerado Crime Ambiental, mesmo em propriedade privada com autorização do proprietário da terra!  Aconselhamos a usar galhos ou pedaços de maneira que já estejam no chão.)

Um comentário: